Procurando por algo?

Experimente fazer uma busca, é rápido e facil.

Buscar agora
Chat
Online
(61) 3038-8001
Serviço Visão

Especialidades

Quer conversar sobre?
Clique aqui
Oftalmologia Geral
Catarata
Refrativa
Retina / Vítreo
Glaucoma
Córnea
Oftalmopediatria
Oftalmoplástica
Oftalmologia Geral
Catarata
Refrativa
Retina / Vítreo
Glaucoma
Córnea
Oftalmopediatria
Oftalmoplástica

Oftalmologia Geral

A Oftalmologia Geral não é uma especialidade médica, mas uma etapa da avaliação
do paciente para um diagnóstico e posterior encaminhamento para a realização de
exames mais específicos dentro de uma especialidade, se for o caso.

É nessa área que se realizam os exames de rotina de uma consulta periódica de
check up, por exemplo, para verificar o grau do olho, a pressão ocular ou investigar
a causa de qualquer desconforto ou problemas de visão narrado pelo paciente.
Para uma boa saúde ocular é recomendável que se vá a um oftalmologista pelo
menos uma vez ao ano, mas essa periodicidade pode ser menor no caso de
pessoas que apresentam problemas crônicos de visão ou fazem algum tipo de
acompanhamento.

No Distrito Federal, o Visão Institutos Oftalmológicos  coloca à sua disposição 8 unidades de atendimento, contando com um pronto socorro 24h e centros cirúrgicos de última geração.
Atendemos a mais de 60 convênios. Verifique se seu plano de saúde faz parte de
nossa rede de atendimento.

Catarata

Fotofobia, ofuscamento, visão turva e embaçada, desbotamento das cores, dificuldade de leitura. Se você está tendo alguns destes sintomas deve procurar urgentemente um oftalmologista, você pode estar sofrendo de catarata.

A catarata pode ser de origem congênita ou adquirida. Uma de suas causas mais comum é o envelhecimento do cristalino ocorrido pela idade, a conhecida catarata senil. Mas, ela pode também estar associada a algumas doenças sistêmicas; a vícios como tabagismo e alcoolismo; ao uso de certos medicamentos, como corticóides; e a traumas oculares.
A parte do olho atingida pela catarata é o Cristalino (lente natural do olho).

Ela causa um turvamento progressivo nessa lente, interferindo na absorção da luz que chega à retina. As imagens vão perdendo a nitidez e o portador sente como se houvesse uma névoa diante dos olhos. E, atenção, a catarata pode cegar: a doença é a principal causa de cegueira reversível em pessoas com mais de 60 anos.

A boa notícia é que catarata tem cura! O uso de óculos ou de medicamentos não revertem a doença, é preciso removê-la cirurgicamente. Porém, com o avanço da medicina, a cirurgia de catarata se torna cada vez mais precisa e segura.

O Visão Institutos realiza a cirurgia de catarata utilizando o laser de femtossegundo, a mais moderna técnica disponível no mercado. O laser é usado para realizar alguns passos da cirurgia, como as incisões, a retirada de uma parte da membrana que envolve o cristalino e a fragmentação da catarata, mas a aspiração dos fragmentos é realizada por meio do facoemulsificador. No lugar da membrana retirada é implantada uma lente intraocular (LIO). O uso do laser é menos invasivo e garante ao paciente uma recuperação muito mais rápida.

Uma dúvida comum é se a catarata pode voltar depois da cirurgia. A resposta é não. O que pode ocorrer, em alguns casos, é o surgimento de uma fibrose na membrana que suporta a lente intraocular. Se ela se tornar intensa, pode prejudicar a visão. Se isso acontecer, dispomos de procedimentos ambulatoriais e indolores para corrigir o problema.

Refrativa

Adeus aos óculos em poucos minutos.

O que é Cirurgia Refrativa?
É um procedimento cirúrgico que corrige erros refrativos (miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia) mudando a forma da córnea e conseqüentemente o modo que a luz é focada internamente. A cirurgia demora em média de 08 a 10 minutos, em cada olho. A técnica mais utilizada em nosso serviço é a Lasik.

Lasik
O procedimento Lasik (laser in situ keratomileusis) tornou-se o mais popular dos tratamentos para correção ocular a laser. É realizado através de anestesia por gotas de colírio, indolor e realizado ambulatorialmente.

O procedimento é muito rápido: o tempo de aplicação do laser é de dois segundos para cada grau tratado. O paciente permanece na sala de tratamento por menos de dez minutos para tratar os dois olhos, tempo usado para ajustes e calibrações de cada tratamento. Não havendo contraindicação, o tratamento é realizado nos dois olhos, no mesmo dia.

A cirurgia de Lasik é feita no Visãocom a utilização da tecnologia de confecção do flap (aba fina) igual ou inferior a 100 micra de espessura e do avançado equipamento excimer laser WaveLight Allegretto Eye-Q. Isso possibilita altos níveis de segurança e melhores resultados visuais aos nossos pacientes. Rotineiramente, tratamos pacientes com alto grau ou casos mais complexos com essa mesma técnica.

Alta tecnologia e precisão de resultados
Após vários anos de investigação e estudo, hoje existem técnicas e tecnologia que oferecem com segurança a solução para os problemas refrativos. Através da técnologia do Allegretto Eye-Q 400hz é possível corrigir a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo a presbiopia com rapidez e alta precisão de resultados.

O Allegretto Eye-Q 400hz é o excimer laser mais seguro e preciso do mundo, segundo a FDA Americana. Em Brasília, somente os pacientes do Visão tem acesso à essa tecnologia.

Quem pode se submeter à Técnica?
em geral, o paciente deve ter mais de 18 anos;
deve apresentar miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia;
não ter um aumento significativo na prescrição corretiva nos últimos 12 meses (pequenas alterações não contra-indicam a cirurgia).

Recuperação
A recuperação visual é freqüentemente rápida após o procedimento . A maioria dos pacientes enxergam normalmente, em um ou dois dias. No entanto, a recuperação visual depende entre outros fatores da cicatrização corneana, do seguimento das orientações médicas e da cooperação do paciente durante o procedimento.

Retina / Vítreo

Especialidade que trata diversas doenças do segmento posterior do olho, tais como a Retinopatia Diabética, o Descolamento de retina e Buracos Maculares.

Em algumas situações o controle é alcançado através do Tratamento não cirúrgico a Laser. Em outras, torna-se necessário a realização de cirurgias.

Glaucoma

O Glaucoma é uma doença degenerativa que atinge o nervo óptico – a parte do olho que carrega a informação visual até o cérebro.

Os sintomas do glaucoma são silenciosos, o que torna ainda mais importante que você visite um oftalmologista uma vez ao ano para uma consulta de rotina e para a realização de outros exames preventivos que podem detectar a presença da doença.
Na lista dos exames para o diagnóstico de glaucoma estão a tonometria (aferição da pressão intra-ocular), a campimetria (teste do campo visual) e a oftalmoscopia (que avalia o nervo óptico).

Os três sinais mais comuns do glaucoma são o aumento da pressão intra-ocular, a redução do campo visual e o dano ao nervo óptico.Em alguns casos, o glaucoma surge rapidamente, com os seguintes sintomas: embaçamento visual, dor forte no olho, visão de halos ou arco-íris em volta da luz, náusea e vômito, sendo conhecido como Glaucoma Agudo.

Fatores de risco​ ​e​ ​tratamentos:  Os fatores de risco mais comuns do Glaucoma são a idade (mais comum a partir dos 45 anos), a etnia (é mais comum em negros), história familiar de glaucoma, pressão intra-ocular elevada, utilização de corticóides por tempo prolongado ou lesão ocular prévia.

O tratamento de glaucoma é feito, na maioria dos casos, com o uso de colírios; porém, podem ser necessários medicamentos orais, cirurgia a laser , cirurgia convencional ou uma combinação desses métodos. O objetivo do tratamento é impedir o avanço da perda visual e manter a pressão intra-ocular sob controle.

Glaucoma​ ​tem​ ​cura? Infelizmente não. As lesões ao nervo óptico são irreversíveis. Se o glaucoma não for tratado o nervo óptico sofrerá um dano permanente, causando uma diminuição progressiva do campo visual até levar à cegueira. Caso você descubra o glaucoma já em estágio avançado, converse com um oftalmologista do Visão Institutos, especialista em glaucoma. Hoje em dia, existem alguns recursos para que você possa otimizar a sua visão residual e ganhar mais qualidade de vida. Para prevenir ou tratar o Glaucoma, venha conversar com a gente.

Córnea

A Córnea é um tecido transparente, fino e resistente. Fica localizada na região polar anterior do globo ocular. A córnea e o cristalino têm a função de focar a luz através da pupila para a retina, como se fosse uma lente fixa.

Possui três funções principais:

Funções da córnea

Desempenha papel fundamental na formação da visão. Transparente, funciona como uma lente sobre a íris (parte colorida do olho), focando a luz da pupila na direção da retina. As lágrimas (secreção lacrimal) mantêm a córnea úmida e saudável.

Para o bom funcionamento da córnea é necessário que a mesma tenha transparência satisfatória e curvatura adequada.

Se há perda de sua integridade, ela se torna embaçada, desfocada e a luz passa a não alcançar a retina, prejudicando sensivelmente a visão e provocando diversos transtornos que irão prejudicar o paciente no desenvolvimento das suas atividades diárias, podendo até mesmo ocasionar a perda completa da visão.

Oftalmopediatria

A saúde ocular infantil merece cuidados desde a gestação. Por isso, papais e mamães devem estar atentos às crianças para que problemas visuais não
atrapalhem seu desenvolvimento.

“Exames oftalmológicos realizados nos primeiros anos da infância podem detectar patologias oculares em estágio inicial, facilitando seu tratamento e evitando que a criança tenha um déficit no processo de crescimento e também no desempenho escolar”, explica Dr. Tiago Ribeiro, um dos especialistas do Visão Institutos.

O primeiro exame da oftalmologia infantil é o teste do reflexo vermelho , realizado em recém-nascidos. O procedimento, que é também chamado de teste do olhinho, detecta patologias que podem desencadear problemas neurológicos e oculares na criança outra doença que pode ser detectada ainda na infância é o estrabismo .

Uma patologia que afeta o paralelismo entre os olhos – que apontam para direções diferentes – e pode resultar na redução importante da visão do olho desviado. Mas, atenção: até os três meses de idade, a falta de controle do movimento dos olhos não caracteriza a doença, por isso, é importante um diagnóstico preciso, feito por especialista.

O Visão Institutos oferece oftalmopediatria em todas as suas unidades no Distrito Federal. A equipe é formada por médicos experientes para tratar do estrabismo e qualquer outra afetação da saúde ocular de seu filho. Traga seu filho para que a gente cuide dele com o carinho e a atenção que merece!

Oftalmoplástica

Cirurgias em vias lacrimais, plástica ocular.

O Visão Institutos Oftalmológicos Associados oferece o que há de mais moderno em tecnologia e profissionais especializados.

Tudo para atender a comunidade de Brasília e entorno com qualidade e segurança. Um compromisso de visão.

Acompanhe nossas novidades, promoções e dicas!

ACOMPANHAR
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista e Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
facebook
twitter
youtube
instagram