As vitaminas são substâncias que nosso corpo não produz e também são essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo. Elas são parte de processos metabólicos básicos, tais como imunidade (Vitamina C), desenvolvimento e crescimento adequado dos ossos (Vitamina D) e visão (Vitamina A).
A vitamina A se destaca como parte fundamental da fisiologia normal da visão. Sua falta afeta o processo de produção da lágrima(causando sintomas de secura ocular) e também o  processo de tradução de sinais luminosos pela retina (causando nictalopia, ou a cegueira noturna).
No exame de rotina com o oftalmologista é possível detectar essa deficiência em estágios precoces através de sinais como a mancha de Bitot (uma alteração no exame de superfície da conjuntiva) ou no exame de fundo de olho (identificação de pontos amarelados na retina). Identificando esta deficiência, o tratamento é simples e eficaz, porém, se tardio, pode gerar sequelas permanentes na visão.
O segredo para uma vida saudável, portanto, continua sendo uma alimentação balanceada em frutas e vegetais ricos em vitaminas (no caso da vitamina A em folhas verde escuras como agrião, espinafre e alaranjados como a cenoura e o mamão) além de uma visita regular ao seu médico oftalmologista.
Lembre-se, prevenir é melhor do que remediar!
Texto: Dr. Vitor Lim oftalmologista Visão Institutos Oftalmológicos

Fique de Olho

Confira a programação

Semana Visão Inclusiva
De 28 de julho a 05 de agosto

Organizadores: Visão Institutos Of...

Alta tecnologia

O Visão Institutos tem investido constantemente em equipamentos de última geração, a serviço da saúde ocular.A alta tecnologia aliada a uma b...

Você já teve aquela sensação de moscas volantes na visão?

Flashes luminosos podem ser indício de tração da retina pelo vítreo. A retina é uma membrana muito fina, flexível e delicada que reveste a su...

Acompanhe nossas novidades, promoções e dicas!

ACOMPANHAR
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista e Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
facebook
twitter
youtube
instagram