Por puro reflexo. O espirro é uma reação tão violenta que leva quase todos os músculos da face a se contraírem. É por isso que, mesmo que a gente não queira, as pálpebras se fecham na hora do atchim.

Para o organismo, espirrar é bom, porque o sopro elimina impurezas e limpa as partículas de poeira que aderem ao nariz, melhorando a filtragem do ar. Geralmente, soltamos os nossos atchins toda vez que uma substância prejudicial ao organismo, como pó, ácaros, vírus ou bactérias, entram em contato com as terminações nervosas do nariz.

O cérebro, depois de receber esse estímulo, faz com que os pulmões e os músculos responsáveis pela respiração formem um minifuracão para expulsar as partículas agressoras. Alguns espirros, porém, não são mecanismos de defesa. Já reparou como muita gente tem acessos quando olha para uma luz intensa? Os cientistas suspeitam que esse tipo de espirro seja uma resposta do sistema nervoso parassimpático (que comanda os atos involuntários do organismo, como as batidas do coração) a uma luminosidade excessiva.

Fonte: web

Fique de Olho

Noites mal dormidas prejudicam a visão.

De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), os distúrbios do sono atingem 4 em cada 10 pessoas em todo o mundo. Essas noi...

Ajuda a prevenir o envelhecimento da retina...

Arroz Natalino com Goji Berry
Olá! Seja bem-vindo a nossa dica Gourmet de Natal! Prep...

Sessão de cinema com audiodescrição

Sessão de cinema

No próximo dia 28 de julho, deficientes visuais de Brasília terão a oportunidade de assisti...

Acompanhe nossas novidades, promoções e dicas!

ACOMPANHAR
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista e Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
facebook
twitter
youtube
instagram