Procurando por algo?

Experimente fazer uma busca, é rápido e facil.

Buscar agora
Chat
Online
(61) 3038-8001

Diagnosticar problemas oculares já na infância é essencial para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças

Observar detalhes no dia a dia das crianças é essencial para identificar problemas na visão dos pequenos. Se o seu filho se aproxima demais da televisão, aperta os olhinhos para ver seus desenhos prediletos, está sempre agitado, pisca e coça muito os olhos, ele pode ter algum problema na visão. Segundo o Ministério da Saúde, 30% das crianças brasileiras em idade escolar apresentam problemas de visão. Além disso, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que entre 3% e 10% dos brasileiros de 7 a 10 anos precisam usar óculos.

Para Tiago Ribeiro, oftalmopediatra do Visão Institutos Oftalmológicos em Brasília, além de observar esses detalhes no cotidiano é preciso visitar o especialista com uma frequência regular. “A primeira avaliação é feita na maternidade com o teste do olhinho e, caso necessário, encaminhada para o especialista. Entre seis meses e um ano é possível fazer uma avaliação funcional da criança, podendo identificar se a mesma tem algum problema na visão. Caso não haja alterações o ideal é ir ao oftalmopediatra anualmente”, afirma.

Algumas doenças observadas nos pequenos são: estrabismo (desalinhamento dos olhos), miopia (dificuldade em focar objetos distantes), catarata infantil (ocorre quando o cristalino perde a sua transparência) e a anisometropia (diferença de grau de um olho para o outro). Segundo o Dr. Tiago Ribeiro, o diagnóstico precoce é extremante importante para evitar, em muitos casos, a piora da visão. “Em crianças a diferença de grau de um olho para o outro pode ser um problema importante. Se ela chega aos sete anos sem tratamento adequado, a visão pode não se desenvolver”, informa.

Além disso, o especialista chama a atenção para os pais. “A criança nem sempre vai ter queixas. Uma situação é quando a pessoa tem a visão e perde, essa pessoa sabe manifestar a queixa, porém, uma criança não sabe como manifestar o problema. É preciso estar muito atento ao comportamento dos filhos”, reforça.

Teste do Olhinho

A primeira avaliação oftalmológica do bebê deve ser feita na primeira semana de vida, ainda na maternidade, e é conhecida como teste do olhinho. Esse exame pode diagnosticar precocemente doenças de visão do recém-nascido, como catarata congênita, tumores e glaucoma. Para o Dr. Ribeiro, o teste é uma importante ferramenta para prevenir a cegueira infantil. “A medição é essencial para identificar problemas graves como a retinoblastoma (tumor no olho) que, em casos raros, pode levar à morte”, alerta.

O teste do olhinho é rápido e indolor. Um aparelho projeta uma luz nos olhos do recém-nascido, se essa luz é refletida de cor avermelhada, alaranjada ou amarelada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis. Se a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, deve-se fazer outros exames com o oftalmologista para investigar problemas de visão.

VISÃO INSTITUTOS OFTALMOLÓGICOS

No mês das crianças, o Visão Institutos Oftalmológicos em parceria com as Óticas Diniz, ofereceu gratuitamente 70 consultas às crianças carentes de Ceilândia. As consultas já foram feitas pelos profissionais do Visão e as crianças que foram diagnosticadas com problemas visuais, receberão seus óculos no dia 28 de outubro.

Com 25 anos de atuação no Distrito Federal, o Visão Institutos conquistou o selo de gestão da qualidade mais atualizado da ISO 9001/2015, tornando-se a única empresa oftalmológica de Brasília a obter a certificação mais recente que abrange prestação de serviços de saúde – contemplando consultas, exames e cirurgias em oftalmologia. A conquista inédita é fruto do atendimento de referência internacional com tecnologia, equipamentos de última geração e apoio de um corpo clínico multidisciplinar.

Atualmente, o Visão conta com sete unidades clínicas espalhadas pelo Plano Piloto e entorno, sendo uma com atendimento emergencial 24h, localizada em Taguatinga. Além disso, oferece um site atualizado com atendimento online para dúvidas e demais necessidades. Com foco no que há de mais seguro, o Visão é referência em modernidade para intervenções cirúrgicas nas mais diversas áreas do segmento.

Fique de Olho

Cisco no olho

Poeira, ciscos e estilhaços podem entrar nos olhos e causar desde uma irritação até uma lesão permanente, em função da velocidade com que o ...

Roacutan pode ocasionar problemas oculares

Secura extrema da pele (especialmen...

Você já ouviu falar de olho preguiçoso?

Você com certeza já deve ter visto uma criança usando um tampão em um dos olhos. Esse é o tratamento para a ambliopia, conhecida popularmente ...

Acompanhe nossas novidades, promoções e dicas!

ACOMPANHAR
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista e Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
facebook
twitter
youtube
instagram