Procurando por algo?

Experimente fazer uma busca, é rápido e facil.

Buscar agora
Chat
Online
(61) 3038-8001

Você já reparou que após os quarenta anos a maioria das pessoas não conseguem  ler letras menores ou afasta os objetos dos olhos para enxergá-los melhor? Isso é sinal de presbiopia.

A presbiopia acontece quando o cristalino perde a elasticidade. Este é um processo natural do corpo, assim, é comum que as pessoas não consigam enxergar bem de perto nesta fase da vida.

Algumas patologias podem acelerar o surgimento desta anomalia. Apesar de ser um processo pelo qual todos nós vamos passar, quem têm hipermetropia, por exemplo, pode apresentar este problema antes dos 40 anos. Já aqueles diagnosticados com miopia podem sofrer de presbiopia mais tardiamente.

A oftalmologista esclarece que, após o surgimento da presbiopia, alguns hábitos são importantes para manter a saúde dos olhos em dia e auxiliar no bom funcionamento da visão. É importante lembrar que realizar leituras em ambientes bastante iluminados pode proporcionar maior conforto e ajudar quem sofre de presbiopia a enxergar letras menores. Além disso, pessoas que usam óculos não devem esforçar os olhos para tentar enxergar bem ou ler sem eles, pois isso pode gerar visão dupla ou desconforto ocular.

O tratamento desta anomalia pode ser feito por meio do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgias. Os óculos multifocais são uma boa alternativa para auxiliar nas complicações deste problema. Hoje em dia, existem lentes de contato multifocais, que também ajudam a corrigir a presbiopia. Porém, nem todas as pessoas se acostumam com o uso delas. Quando não há uma boa adaptação, a opção é continuar usando óculos. As cirurgias também são uma alternativa para corrigir definitivamente o problema.

Quem sofre de presbiopia deve fazer um acompanhamento regular. Esta anomalia é progressiva. Por isso, é comum que os pacientes troquem os óculos constantemente. Assim, é importante ressaltar que, após os 40 anos, as consultas oftalmológicas devem ser feitas regularmente.

Fique de Olho

Lacrimejar em excesso pode ser sinal de problemas oculares.

Você lacrimeja em excesso? Fique atento! Esta pode ser uma indicação de que a sua saúde ocular não está bem. “Pessoas que sentem os olhos m...

Ajuda a prevenir o envelhecimento da retina...

Arroz Natalino com Goji Berry
Olá! Seja bem-vindo a nossa dica Gourmet de Natal! Prep...

Saiba quais cuidados são necessários aos olhos durante o verão.

O verão chegou! Nesta estação, os cuidados com os cabelos, o corpo e a pele devem ser redobrados. Dr. Daniel Barra, oftalmologista do Visão ...

Acompanhe nossas novidades, promoções e dicas!

ACOMPANHAR
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista e Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
facebook
twitter
youtube
instagram