Você com certeza já deve ter visto uma criança usando um tampão em um dos olhos. Esse é o tratamento para a ambliopia, conhecida popularmente como a doença do olho preguiçoso. O oftalmologista Tiago Ribeiro, do Visão Institutos Oftalmológicos, explica que esta enfermidade gera uma baixa da visão num olho ou nos dois, mais raramente.

“A ambliopia é causada por uma falha na interpretação do cérebro ao formar as imagens. O olho é uma janela que leva o estímulo visual ao cérebro. O baixo desenvolvimento visual não permite que este estímulo chegue até lá e seja decodificado. Essa falha no processo leva à perda progressiva da visão do olho não estimulado”, esclarece o médico. Ele acrescenta que a doença está relacionada às alterações sensoriais do sistema nervoso.

O tratamento da doença tem maior eficácia nos primeiros oito anos de vida, pois é nesta fase que o olho está se desenvolvendo. “O estímulo é a melhor forma de tratar a ambliopia, por isso, o tampão é o método mais utilizado e eficaz. O olho bom é tampado, para que o outro seja forçado a desenvolver. Todo esse processo tem melhores resultados até 8 anos de idade”, detalha o oftalmologista.

Doença assintomática

Dr. Tiago Ribeiro, do Visão Institutos Oftalmológicos, alerta que a ambliopia pode ser silenciosa, não apresentando sintomas perceptíveis aos pais. “Um olho pode trabalhar sozinho, sem que a criança perceba. Isso faz com que o outro olho não se desenvolva, apagando a visão gradualmente. Ou seja, o cérebro vai deletando o trabalho do olho preguiçoso”, relata o oftalmologista.

Ele reforça que as consultas periódicas de rotina são a melhor forma de diagnosticar precocemente a doença e otimizar o tratamento.“Todo bebê deve ser submetido ao teste do olhinho, mas também deve ir ao oftalmologista aos 6 meses e seguir as consultas anualmente, para que o desenvolvimento ocular seja acompanhado”, conclui o especialista.

Fique de Olho

Anestesia tópica, técnica avançada e equipe especializada.

A cirurgia

A cirurgia de catarata é realizada no ambulatório e pode levar apenas alguns minutos. Geralmente, logo após a cirurgia os pa...

Durante as férias, redobre os cuidados com os olhos.

O verão é o período em que as pessoas costumam viajar. Nesta época do ano, o destino preferido dos brasileiros são as praias, cachoeiras, club...

O mau uso de lentes de contato

O mau uso de lentes de contato e a falta de acompanhamento do médico oftalmologista podem causar problemas na adaptação do paciente às lentes d...

Acompanhe nossas novidades, promoções e dicas!

ACOMPANHAR
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista e Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
facebook
twitter
youtube
instagram