Seu filho passa horas em frente ao celular,  computador ou  tablet? Fique atento! Dr. Tiago Ribeiro, oftalmopediatra do Visão Institutos Oftalmológicos, alerta que adolescentes que usam esses dispositivos de forma exagerada têm mais risco de sintomas relacionados à visão, como a astenopia, também conhecida como desconforto ocular.

O médico explica que até os 21 anos os olhos ainda estão em processo de desenvolvimento, por isso, é preciso tomar alguns cuidados. “O ideal é que o uso do computador, do tablet e até mesmo do celular seja moderado e alternado com momentos de pausa, para descansar a visão”, observa.

O oftalmologista esclarece que a postura na hora de estudar também ajuda a preservar a saúde ocular. “Na adolescência, é comum aumentarmos as demandas na escola, exigindo maior concentração. Quando estamos lendo, por exemplo, piscamos menos, o que pode causar a sensação de olho seco. Por isso, é importante dar um intervalo nos estudos a cada uma ou duas horas”, destaca.

Dr. Tiago Ribeiro acrescenta que os pais devem se atentar a algumas queixas dos filhos, pois elas podem indicar problemas de visão. “Dores de cabeça constantes, sensação de peso nas pálpebras e olhos secos devem ser investigados. Além disso, um dos principais sinais de que a saúde ocular não está bem são as reclamações de dificuldade de enxergar o quadro na sala de aula. Alguns adolescentes têm queda no desempenho escolar por causa de patologias oculares”, argumenta o médico.

O especialista ressalta, ainda, que jovens com histórico de doenças oculares na família devem ter um acompanhamento oftalmológico regular.  “Durante esta fase da vida, o ideal é que os pais levem os filhos ao oftalmologista anualmente. Desta forma, é possível acompanhar o crescimento dos olhos e verificar se eles estão se desenvolvendo normalmente”, conclui.

Fique de Olho

Anestesia tópica, técnica avançada e equipe especializada.

A cirurgia

A cirurgia de catarata é realizada no ambulatório e pode levar apenas alguns minutos. Geralmente, logo após a cirurgia os pa...

Nova técnica para Cirurgia Refrativa - Correção Topoguiada a laser Contoura ™

Já pensou em conseguir enxergar como nunca antes? Apesar de parecer um sonho distante, essa realidade já é possível a partir da técnica de cor...

Óculos e pedras preciosas, qual será sua ligação?

As primeiras lentes corretivas para a visão surgiram no século I d.C. Essas lentes eram feitas com pedras semipreciosas. Agora, os óculos mais p...

Acompanhe nossas novidades, promoções e dicas!

ACOMPANHAR
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista e Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
facebook
twitter
youtube
instagram